quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ômega 3 - A gordura e seu valor CALÓRICO

Ácido graxo chamado de “essencial” por não serem sintetizados pelo nosso corpo, ou seja, nosso organismo não produz. Ta aí a importância de ingerirmos essa gordura do bem, claro que em moderação, pois como qualquer outra gordura ela nos fornece 9 cal g. Como se pode observar, a gordura possui grande densidade calórica e por isso é tão importante ficar atento às suas quantidades na dieta.


A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL.
Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos eleucotrienos.

Para gestantes é muito importante, contribuindo na formação do bebê. Durante o período de amamentação, os profissionais da Nutrição (nutricionistas) recomendam que a mãe continue consumindo alimentos ricos em ômega-3. Por meio do leite, o bebê vai absorver essa substância.

Com relação aos idosos, o consumo de ômega-3 deve ser ainda maior. Com o passar do tempo, os idosos vão perdendo os benefícios do organismo de produzir enzimas.
O consumo adequado dessa substância ajuda a evitar doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, diabetes, atrites reumatóides e diminuir risco de câncer. Nas doenças cardiovasculares, por exemplo, o ômega-3 é excelente para diminuir o índice de triglicérides e até para evitar a agregação plaquetária, ou seja, aqueles coágulos que se formam nas artérias.
No caso de pessoas que sofrem de osteoporose, doença onde a absorção de cálcio é pequena,o ômega-3 auxilia na absorção do cálcio pelo organismo.
Segundo especialistas,o o ômega-3 melhora o humor, a ansiedade e também estimula o prazer.

Alimentos ricos em ômega-3


O primeiro alimento destacado é o peixe de águas salgadas e profundas: o salmão, a sardinha e o atum possuem grande concentração da substância.O número 1 em ômega-3 é o salmão, devemos consumir duas vezes na semana.
Sobre peixes enlatados, é recomendado que a pessoa evite consumir o molho da conserva. A segunda fonte mais importante de ômega-3 é a semente de linhaça. É citado ainda a semente de chia como outro alimento rico em ômega 3, assim como o óleo de canola. Mas nesse caso é pedido cautela no consumo, pois, esse óleo também possui ômega-6, que se consumido em excesso ajuda a aumentar o risco de doenças inflamatórias.
As nozes também estão em destaque, assim como verduras escuras e o azeite, que possuem pequenas doses de ômega-3. E o quê que o ovo tem haver com isso? Na-da, ele está aí apenas para deixar a imagem mais bonita.
Já que eu citei a caloria acima, vou deixar aqui o que vem a ser caloria.
A caloria é uma unidade de energia que se refere à capacidade dos alimentos em fornecer energia ao organismo. Na linguagem corrente, caloria é a forma prática e abreviada de kilocaloria (kcal). Esta energia é fundamental para as diversas funções do organismo como respirar, caminhar, pensar e manter os órgãos funcionando. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, há um excesso de calorias que começa a ser armazenado na forma de gordura gerando o excesso de peso e a obesidade.

Faz um tempão que consumo mais calorias do que o que gasto.

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

4 comentários:

  1. Oi Enedina amei seu blog, muitas informações, tudo que estou precizando já que estou começando uma dieta essa semana....adorei e vou vir todos os dias, vc posta todos os dias?

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ficar por dentro desses tipos de informação. Saber o que comemos é essencial!! Adorei seu blog. S puder dá uma passadinha no meu!

    Bjo

    http://noscaracois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom as informações. Eu sempre que posso como peixes que tem essa gordura!!
    Informações são sempre bem vindas, nos ajudam nessa luta contra a balança, e ajudam a melhorar nosso cardápio. Conhecer é bom para poder escolher!!!
    Um grande beijo e boa noite.
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Oi! Enê, Gostei das informações do post.
    Boa noite! bjs

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.