segunda-feira, 2 de abril de 2012

Diferença entre NUTRICIONISTA, Nutrólogo e Endocrinologista.




Não são poucas as pessoas que tem essa dúvida. Leia tire a sua...

Muitas pessoas têm esta dúvida e não sabem qual o tipo de profissional deve procurar para ajudá-lo. Hoje em dia há tantas denominações e especialidades que fica difícil mesmo. 
Bom, segue abaixo, as definições dos profissionais citados e as diferenças entre eles:
o   NUTRICIONISTA  é o profissional que cursou cerca de 4 a 5 anos a faculdade de nutrição e que segundo a legislação é o UNICO profissional a prescrever dietas, pois dentre estes 4 a 5 anos dedicou seus estudos apenas à alimentação humana, isso sem contar as possíveis especializações feitas após a graduação. O nutricionista após a avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico (cardápio e determinadas condutas de acordo com o objetivo), e se precisar lança mão também de suplementos e fitoterápicos. O nutricionista não pode prescrever medicações e nem solicitar internações.
o   NUTRÓLOGO é o médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e após uma prova específica, recebeu a obtenção do título. Ele possui maior conhecimento do que outros médicos, e é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais. Como qualquer médico, pode prescrever medicamentos e dar orientações nutricionais (orientação é diferente de prescrição de dietas).
o   ENDOCRINOLOGISTA é um médico especialista em endocrinologia que tem como principal função, estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano.
As principais áreas de atuação do endocrinologista são: o tratamento de diabetes, obesidade e alterações hormonais em geral (desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à deficiência ou excesso de hormônios). Ele não está habilitado a prescrever dietas e assim como o nutrólogo, pode dar orientações alimentares gerais, sem especificações individualizadas e pode prescrever medicamentos.
Fontes:  Nutricionista Dr Leonardo Batista

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

6 comentários:

  1. Oi Enê!Que bom que achei o seu blog!É que toda vez que tentava te visitar, uma mensagem dizia que ele havia sido removido.Não quero te perder de vista, afinal vc foi a primeira pessoa a me estender a mão.Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Enê tô aqui mais uma vez pra te dizer que não consigo acessar seu blog pelo meu,quando clico no link do seu blog diz que ele foi removido ou não está disponível para blogs novos.Creio que eu não seja a única a não conseguir. Só consegui te achar colocando no google Enedina gomes balneário Camboriú, mesmo assim através do perfil.Por favor, reveja as configurações do seu blog ou muitas pessoas não vão conseguir comentar aqui.Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida obrigada por me avisar, por isso estranhei ninguém me visitar nem deixar comentários vou arrumar o mais rápido possível ta. Bj

    ResponderExcluir
  4. Lindaa!!!
    ótimo feriado p vc e toda a sua familia.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oi Enê!Feliz Páscoa pra vc e sua família!Agora sim consegui entrar no seu blog através do meu, agora voltou ao normal.Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post! Tanta gente pergunta isso, não é? Lembrando que a prescrição de dietas é privativa ao nutricionista, assim como a prescrição de medicamentos é privativa ao médico! Bjo!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.