terça-feira, 1 de maio de 2012

Diet e Light


Desde o início da comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e, conseqüentemente, permitidos para as pessoas que precisam ou desejam perder os quilos extras

Depois, vieram os light e a confusão se formou. 
Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet. Diet e light viraram "sobrenome" de diversos alimentos, mas o que os diferenciam? 


Alimento Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?
Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, para ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão de nutrientes que possuam o açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose.
É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer.

Alimento Light
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. 
Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. 
A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.
Confusão é fácil de acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)
Ou seja,tanto o alimento light quanto o alimento diet devem ser consumidos de acordo com a necessidade individual. O alimento diet é desenvolvido para atender pessoas com alguma necessidade metabólica (diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos). Por outro lado, o alimento light pode ser utilizado por essas pessoas também. Por exemplo, um pão light que não tem adição de açúcar pode ser utilizado pelos diabéticos. Um alimento light ou diet não significa, necessariamente, que ele seja reduzido em calorias. A designação light ou diet pode ser em decorrência a restrição de algum nutriente e não da quantidade de calorias. Por isso, é importante ler o rótulo e verificar se o alimento irá atender as necessidades.

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

3 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog!
    Esse negócio de light e diet é perigoso, acho eu! No meu caso, prefiro consumir o normal, em pequenas quantidades. Só o iogurte e pouco mais é que uso, com moderação. As vezes pensamos que se é light tá liberado e aí a balança não baixa ;)

    Beijocas e sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica!!!! otima pois as vezes a gente se confunde mesmo!!!!!!!
    beijos e bom feriado para voce

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, também fazia uma pequena confusão como quase todo mundo, mas a reportagem esclareceu em poucas palavras e sem fazer grandes rodeios, acho que no fim o ideal é realmente as pessoas começarem a ler os rótulos dos alimentos que estão consumindo,e infelismente ão temos ainda um país de leitores pra isso, mas a dica foi super bacana.....abrigada de coração por dividir as suas descobertas conosco, te acompanho sempre, e estava já sentindo falta dos posts....beijos!!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.