quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que é Síndrome Metabólica?

Ele responde

Dr. Geraldo Santana
Médico endocrinologista
Coord. médico do Instituto Mineiro de Endocrinologia

Há muitos anos já se observava que algumas doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e alterações de colesterol e triglicérides costumavam vir associadas em muitos pacientes. Mais recentemente, identificou-se que, na maioria dos casos, há um ponto em comum: um excesso de gordura abdominal causando uma resistência à ação de um hormônio chamado insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável pelo controle da glicose no sangue.

Com a intenção de vencer esta resistência e manter o controle da glicose, o pâncreas passa a produzir quantidades maiores de insulina. Este excesso de insulina, entretanto, contribui para o aparecimento da hipertensão e das alterações de colesterol e triglicérides. Além disso, chega um momento em que o pâncreas, sobrecarregado com a produção extra de insulina, fica insuficiente. Começa a ocorrer, então, uma elevação progressiva da glicemia que, se não tratada, geralmente evolui para um quadro de diabetes.

Este conjunto de alterações clínicas cuja origem está na resistência à insulina recebe o nome de Síndrome Metabólica. Ela é de grande importância devido ao seu aumentado risco para a saúde, significativa mortalidade e pela sua incidência cada vez maior sobretudo nas grandes cidade. Para se ter uma idéia, pessoas com Síndrome Metabólica têm um risco 3,5 vezes maior de morte por doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Não bastassem as doenças envolvidas na síndrome – obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia – outras complicações também estão relacionadas como síndrome de ovários policísticos, aumento de ácido úrico e esteatose hepática.

Além de uma predisposição genética, a obesidade abdominal e o sedentarismo são as principais causas desta síndrome. Sabe-se que uma circunferência abdominal, medida com fita métrica na altura do umbigo, acima de 102 cm para homens e 88 cm para mulheres tem sido apontada como o principal fator para desenvolvimento da Síndrome Metabólica.

Grandes esforços vem sendo investidos no sentido de se identificar e tratar a Síndrome Metabólica o mais precoce possível a fim de se atuar de forma preventiva em relação às complicações. Atualmente, já é possível identificar as pessoas que apresentam a resistência à insulina antes mesmo do aparecimento de doenças como o diabetes e a hipertensão. Entre as principais estratégias de tratamento estão o controle do excesso de peso e o combate ao sedentarismo. Alguns medicamentos também vêm se mostrando muito úteis mas os estudos científicos já demonstraram que seus melhores resultados ocorrem quando estão associados às mudanças do estilo de vida tais como reeducação alimentar e prática regular de atividade física.

Cuide-se!




Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.


4 comentários:

  1. Eu tenho pressão alta e comecei a roncar muito com o sobrepeso. Preciso emagrecer urgente.
    Que bom q vc está aqui novamente. Vms juntas rumo a nossas metas. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Geraldo Santana eh o cara! Já pensei em fazer tratamento com ele, mas a consulta eh salgada d+ rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. OI ENÊ ,OBRIGADA PELA VISITA ESTOU MUITO FELIZ ,E MAIS MOTIVADA , E TENHO FÉ QUE EU VOU CONSEGUIR , E VC TAMBÉM VAI TENHO CERTEZA POIS TEMOS O APOIO UMA DA OUTRA NO QUE VC PRECISAR CONTE COMIGO , POIS SE EU PRECISAR PODE TER CERTEZA QUE EU VOU RECORRER BJS kkkkkkk!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.