quinta-feira, 29 de março de 2012

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA.

Muitas pessoas e profissionais da área falam em Alimentação Balanceada, mas muito poucos esclarecem com propriedade sobre o que se trata. Na verdade, Alimentação Balanceada é uma dinâmica muito simples, mas que acabamos por complicar devido ao fato das pessoas não conhecerem a função e o poder nutricional dos alimentos e, menos ainda sobre as necessidades reais do ser humano.
Uma refeição (ou lanche) balanceada é aquela que contém os três tipos de alimentos fundamentais para o perfeito funcionamento metabólico do organismo:
1.       Alimento ENERGÉTICO – que são os Carboidratos, fontes de GLICOSE;

2.       Alimento de CONSTRUÇÃO CELULAR – que são aqueles ricos em PROTEÍNAS;

3.       Alimento de CONSTRUÇAO HORMONAL – que são as gorduras nutricionais ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados.

O corpo humano é movido à base de energia (combustível), utilizado pelo cérebro, músculos e para fazer acontecer todo o metabolismo vital da nossa existência. Ou seja, ENERGIA se transforma em AÇÃO.
O combustível de um avião é querosene, o de um carro é gasolina ou álcool, o de um caminhão é o diesel, e a fonte de energia de nós humanos é um tipo de açúcar, um monossacarídeo, a GLICOSE.
Os alimentos que nos fornecem a glicose são chamados ENERGÉTICOS, os tão famosos CARBOIDRATOS.
Em nossa sociedade, é comum fazermos uso exagerado e incorreto deste tipo de alimento o que, fatalmente, nos leva à obesidade e às mais diversas doenças. Isto porque ingerimos mais energia do que as nossas reais necessidades. Assim, a energia que não usamos é armazenada como gordura, além de causar estresse metabólico principalmente no fígado, pâncreas e cérebro.
Aprender a fazer o uso, com sabedoria, deste tipo de alimento, seguindo a orientação de uma Alimentação Balanceada, ou seja, mais consciente, fará enorme diferença no resultado final da nossa energia, vitalidade, lucidez, peso e qualidade de vida como um todo.
Já o alimento conhecido como CONSTRUTOR CELULAR é aquele que, ao ser digerido, fornece matéria-prima para realizar a manutenção da estrutura óssea, dos músculos, dos órgãos, do sangue, enfim, construirá todas as células, que estão a todo instante se renovando.  Esta classe de alimentos é chamada de PROTEÍNA.
E, por ultimo, é preciso à matéria-prima para realizar a produção equilibrada de nossos hormônios, responsáveis pela grande rede de comunicação e comandos do metabolismo humano.   A este tipo de alimento dá-se o nome de CONSTRUTOR HORMONAL ou de GORDURA NUTRICONAL. Lembrar também que o cérebro humano é basicamente constituído de lipoproteínas, portanto 65% gordura (nutricional) e 35% proteína. Portanto, olho na qualidade e quantidade de proteína e gordura que ingerimos, porque através de uma Alimentação Balanceada e Consciente podemos construir mais inteligência, serenidade e equilíbrio emocional.
Autora: Conceição Trucom
Fonte: www.docelimão.com.br


É galera, agora que teoricamente já sabemos o que é uma Alimentação Balanceada é só por em prática... Mas sabemos que não é fácil, porém não é impossível.


Desculpem o sumiço, estou sem tempo para postar e visitar vocês.
Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

Um comentário:

  1. Adorei o post de hoje.
    São detalhes que nós realmente devíamos saber.
    Adorei mesmo.
    Super beijo linda!
    p.s. vc está um charme nessa foto!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.