sexta-feira, 2 de março de 2012

Pode SER efeito dos RADICAIS LIVRES...

Oi gatonas como vão vocês? Eu em relação a RA até que vou bem, obrigada, porém vou confessar a vocês que mal consigo lembrar o que jantei hoje. Vocês até podem achar que é exagero, mas juro, não é, pode ser entre muitas outras coisas, os efeitos do radicais livres.
Vou falar um pouco sobre eles logo abaixo. Voltando pra RA, não vou falar detalhadamente sobre o que comi, mas fiquem tranquilas a situação está quase sob controle, eu disse quase gente porque hoje no jantar comi arroz branco na casa de uns amigos e não me contentei com pouco, comi bastante... Não estou orgulhosa desta atitude, não vou ficar me punindo, amanhã vou me cuidar em dobro. Ah, amanhã vou fazer um passeio muito legal, não falei sobre isso antes porque não quero ficar expondo demais a minha vida aqui, mas quando eu voltar falo como foi pra vocês ok? Agora vamos voltar para aquele outro assunto?

RADICAIS LIVRES...
Radicais livres são fragmentos de oxigênio presentes na poluição do ar, na fumaça do cigarro, consumidos em alimentos gordurosos e gerado pelo corpo durante os processos metabólicos naturais. Deixados sozinhos, esses fragmentos de oxigênio, ou oxidantes, atacam as membranas das células e o código genético, em um processo chamado oxidação. O corpo “enferruja” à presença do oxigênio, o que faz com que as células morram ou sofram mutação. O “enferrujar” das células ou a oxidação, contribuem para as doenças relacionadas à idade, desde doenças cardíacas e câncer a catarata e, possivelmente, osteoporose.
Esses fragmentos também danificam os delicados canais de comunicação do cérebro. A cada minuto, a cada dia, a cada ano, a cada década os radicais livres atacam e danificam as células do cérebro; resultando em perda de memória, diminuição da velocidade de reação; piora no estado de alerta e até no mal de Alzheimer. O dano causado às células cerebrais também contribui para a fadiga, para a depressão e para o estresse.
Vilões, mas só quando há excesso
Apesar de sempre levar a fama de vilões, os radicais livres são úteis ao organismo, pois são importantes aliados do nosso sistema imunológico, ajudando a combater infecções. O que é preciso observar é que o excesso deles é prejudicial à saúde. Quanto mais tempo uma pessoa fica exposta aos fatores externos citados acima, maior é a quantidade de radicais livres que ela vai ter acumulada.

Alimentos a melhor arma

Para combater todos esses efeitos maléficos, entram em ação os antioxidantes, moléculas de carga positiva que anulam a ação de oxidação dos radicais livres. E eles estão mais ao alcance do que se imagina: nos alimentos. Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem uma boa proteção contra os radicais livres e ainda reduzem consideravelmente o risco de envelhecimento precoce e também de várias doenças.
Vejam onde encontrar essas substâncias:

No CACAU;
VITAMINA A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;
VITAMINA C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate; 
VITAMINA E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja; 
BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras;
CATEQUINAS: chá verde, morango e uva;
ISOFLAVONAS: principalmente na soja;
LICOPENO: principalmente no tomate;
SELÊNIO: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;
ZINCO: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes;
Fontes de pesquisas:
Também retirei algumas partes do livro Coma e Seja Feliz (Elizabeth Somer).
Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

5 comentários:

  1. Não tem como fugir dos radicais livres ... o jeito é combater com a alimentação !!! O negocio é tão luco que até atividade física demais produz radicais livres !!! Tudo é o equilíbrio !!!!

    Ótimas dicas !!!

    bjkssss

    Um excelente fds !!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Enedina
    É como aquele ditado tudo de mais faz mal, precisamos deles mas se não nos cuidarmos eles fazem um estrago.
    bjs e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Ótimo passeio aproveita bem o findi minha amiga que na segunda sempre conseguimos nos manter mais focada na RA.

    ResponderExcluir
  4. oie flor td bem?
    mt interessante o post!

    beeijos bom fds

    ResponderExcluir
  5. puxa que bom saber... que estrago!

    otimo passei beijos e linda semana!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.