quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os 10 alimentos MAIS perigosos


Oi meninas, bom dia. Por aqui tudo calmo, hoje o dia amanheceu com aquela cara de inverno, sabe aqueles dias em que você não sabe o que colocar, pois não sabe se vai permanecer friozinho ou se vai esquentar? Então. A solução é colocar uma roupa leve e apelar para o casaquinho (no nosso caso CASACÃO, risos). 

Hoje quero deixar parte de uma reportagem sobre agrotóxicos, não sei se vocês gostam muito desses assuntos, porém quando eu criei o blog o objetivo era postar tudo que envolve ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, no entanto início recebi algumas críticas (tipo, até gostei do seu blog, porém na minha opinião o blog é pra ser usado como um diário pra se falar do dia-a-dia da pessoa), fiquei meio assim... Daí passei a postar o que comia, o que fazia, que horas dormia, que horas levantava, se chorava, se sorria, mas sempre com aquela de que não era aquilo que eu queria com meu blog, por isso resolvi agora fazer da forma que queria desde o início. Sei que são vocês que me mantém aqui, é por isso que volto sempre, espero que eu continue agradando a vocês. Quero deixar claro que isso não significa que vou deixar de falar das minhas dificuldades, pesagens, dia-a-dia, etc. ok. Voltando para o AGROTÓXICO.

Os 10 alimentos mais perigosos
Por Patrícia Patriota – 17 de dezembro de 2011.
Publicado em: Curiosidades, Notícias
Um estudo divulgado esse ano (2011) pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou esses alimentos entre os mais perigosos para o consumo, por terem grande chance de sofrer contaminação excessiva ou uso errôneo de agrotóxicos. Aqui está, em ordem do mais perigoso para o menos, a lista dos top 10: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão (38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32,00%).
Da ANVISA, sobre os resultados do relatório:
…chama à atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan, de cebola e cenoura contaminados com acefato e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela ANVISA e tiveram indicação de banimento do Brasil.
A alternativa eficaz para evitar pesticidas é consumir orgânicos. Mas nem sempre isso é possível – já que esses vegetais costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidade suficiente em todas as cidades. Por isso, uma solução intermediária é tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos, quando possível. A nutricionista Cláudia Cardim, coordenadora do curso de nutrição da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, dá as dicas para isso.
 No caso de alimentos de origem animal (que podem ter sido contaminados pelos agrotóxicos pela água ou pela comida), retire a gordura aparente, pois algumas dessas substâncias são armazenadas no tecido gorduroso
 Lave frutas e verduras em água corrente por pelo menos um minuto, esfregando com uma esponja ou escova
 Tire as folhas externas das verduras e descasque as frutas, pois essas partes concentram mais agrotóxico
 Diversifique os vegetais consumidos no dia a dia, pois isso reduz a ingestão de quantidades maiores de um mesmo agrotóxico
 Como alguns pesticidas podem ser utilizados na fase final da maturação do alimento, reduza o risco comprando frutas e legumes mais verdes, e espere alguns dias antes de consumi-los.
Ah, já ia esquecendo! Meu não atualizei meu peso na tabelinha ao lado, mas vou deixar aqui. Peso atual 97 kg.
Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

3 comentários:

  1. Acho que o blog é para ser usado como cada uma acha melhor, pois todas somos diferentes e isso é o mais legal, poder tocar idéias e reportagens de maneiras diferentes se fosse todas iguais seria muito chato.
    Adorei a matéria vou começar a lavar com uma esponjinha, obrigada!
    Parabéns pelo pesinho novo!

    ResponderExcluir
  2. OI Enê!!!
    Concordo com vc cada um deve escrever como quer afinal o blog é seu né!!!
    Muito interessante a materia!
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi, vim responder sua pergunta sobre a flacidez,
    Não tenho nem um problema pelo menos por enquanto, acho que a musculação tem me ajudado e muito, também estou tomando colágeno em cápsulas. Obrigada pelo carinho, Bjs!

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.