segunda-feira, 23 de abril de 2012

Riqueza da AMAZÔNIA

Oi meninas, como foi a segundona do recomeço? Por aqui tudo ótimo, estou a cada dia vendo a balança sorrindo para mim, tenho eliminado peso pouco a pouco, porém estou muito feliz.
Gente eu ganhei um presente que para mim foi maravilhoso, me trouxeram uma fruta que aprecio muito, o Cupuaçu, por isso vou falar um pouquinho dele aqui pra vocês, quero salientar que essa fruta veio de Macapá/AP, viajou alguns km, portanto eu não poderia deixar passar despercebida. Gente não é nada fácil tirar a polpa dessa fruta, mas vale a pena.


O cupuaçu é uma fruta amazônica, pertencente à família das esterculiáceas e ao mesmo gênero do cacau-verdadeiro, essa fruta possui um perfume forte e doce. O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma árvore de porte médio, nativa da Amazônia, existem três tipos de cupuaçu. A fruta é apreciadíssima em toda a região amazônica, sendo comum encontrá-la em forma de sucos, sorvetes, cremes, balas, bolos e tortas.

O fruto pode ser encontrado em mercados e feiras das capitais amazônicas, e no interior é possível encontrar à beira das estradas, está fruta quando em sua época de colheita está sempre presente na culinária local, como ingrediente de diversas sobremesas e sucos. A colheita do cupuaçu ocorre de janeiro a maio. Recentemente a polpa tem sido empregada também na indústria cosmética como ingrediente de cremes e shampoos.
Árvore do cupuaçu

Os galhos são longos e grossos, mas flexíveis. As folhas, muito grandes, chegam às vezes a cinqüenta centímetros de comprimento. As flores, de coloração vermelho-escura, brotam dos galhos e se dispõem em panículas ou cachos compostos. 

O fruto do cupuaçu mede cerca de 15 cm de comprimento por dez de diâmetro. Tem a casca marrom, lenhosa e enrugada, e encerra numerosas sementes envoltas em polpa branca, comuns em todos os estados da Amazônia. A multiplicação do cupuaçu se faz por sementes. Os pés começam a frutificar, em geral, por volta do oitavo ano. 

Da semente ao chocolate

As sementes de cupuaçu, por seu alto teor de gordura, prestam-se à fabricação de chocolate e já foram utilizadas para esse fim, em lugar das sementes de cacau. Na região, costuma-se chamar o chocolate feito das sementes da fruta de cupulate. Por esse emprego, o cupuaçu recebeu no passado nomes como cacau-do-peru e cacau-de-caracas.

A fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo. Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina.           
           



Creme de Cupuaçu

Uma receita muito simples feita de cupuaçu e muito apreciada na Amazônia é o creme de cupuaçu.

Receita de creme de cupuaçu

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de creme de leite
1 lata(s) (chá) de polpa de cupuaçu
Coco ralado a gosto.

Bata tudo no liquidificador, coloque num pirex, polvilhe coco ralado e leve para gelar por, no mínimo, 4 horas.

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

4 comentários:

  1. Aqui (Manaus) a gente não faz esse mousse com coco ralado, não.

    Dica de nativa: ferva a poupa do cupuaçu antes de fazer o creme para tirar o gostinho azedo da fruta.

    Curiosidade: o cupuaçu só está bom (maduro) quando ele cai por si mesmo do cupuaçuzeiro, se vc mesma arrancar da árvore, estará arrancando uma fruta verde (não madura).

    Cupuaçu é de Deus...rs...amo demais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii saber sobre o cupuaçu, uso sempre alguns cremes da natura que tem o cupuaçu, nunca me liguei em pesquisar sobre essa fruta. Adorei saber!!
    Que bom que está conseguindo eliminar peso, mesmo que devagar, mas é isso mesmo, não engordamos em uma semana, não podemos emagrecer tudo em uma também!!
    Uma ótima terça pra vc!!
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. adorei!!!!!!!
    muito bom o post!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.