sexta-feira, 11 de maio de 2012

Comer no MEIO da manhã PODE ser um REFLEXO de HÁBITOS ALIMENTARES ruins

Segundo uma nova pesquisa, comer entre o café de manhã e o almoço pode exercer maior influência no ganho de peso do que lanchar em outros momentos do dia.
De acordo com o estudo, divulgado pelo portal Live Science, mulheres que comeram um lanche no meio da manhã perderam uma média de 7% do seu peso corporal ao longo de um ano, enquanto que as mulheres que não comeram antes do almoço perderam 11% do seu peso corporal.

“Comer no meio da manhã pode ser um reflexo de hábitos alimentares ruins, ao invés de comer para satisfazer a fome de verdade”, disse a pesquisadora Anne McTiernan, diretora do Centro de Pesquisa sobre o Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, e líder do estudo. O desejo de comer um lanche durante o tempo relativamente curto entre essas refeições pode ser um sinal de distúrbio alimentar, cuja origem é emocional em muitos casos.

O estudo incluiu 123 mulheres com sobrepeso ou obesas, entre as idades de 50 e 75 anos. As participantes faziam parte de um estudo maior, projetado para ajudá-las a perder peso, e para examinar os efeitos da dieta e exercícios sobre o câncer de mama.

Enquanto 97% das mulheres relataram comer lanches diários, apenas 19% relataram comer entre 10:30 e 11:30 da manhã (o horário mais comum para lanches entre as participantes foi a tarde – 76% relataram comer entre 14:00 e 17:30 horas).

As mulheres que comeram pela manhã tinham maior probabilidade de lanchar com mais frequência ao longo do dia. O estudo mostrou que 47,8% das pessoas que comeram no meio da manhã relataram que comiam três ou mais lanches por dia, enquanto 38,9% das mulheres que comiam um lanche à noite relataram comer muitos lanches por dia.

Em geral, comer lanches saudáveis pode ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos de dieta por afastar a fome. “Comer pode ser parte de um kit de ferramentas de dieta, se as pessoas comerem em resposta à fome de verdade”, disse McTiernan.

Mas, em vez disso, os estudos descobriram que os hábitos alimentares estão mudando – comer é cada vez mais influenciado por outras pistas ao invés da fome, e as pessoas estão comendo mais frequência. Em outras palavras, comer está ficando mais “irracional”.

E o problema com isso é que esses lanches por puro prazer trazem calorias extras, porque não significam que vamos comer menos na próxima refeição.

“Os indivíduos submetidos a dieta para perda de peso deveriam ser educados sobre as formas de incorporar lanches saudáveis a sua dieta”, escreveram os pesquisadores, na conclusão do estudo. Por Éverton Oliveira – Redação Saúde Plena Novembro de 2011

Ao meu modo de entender, deveríamos comer entre as refeições quando realmente sentimos fome.

Para a maioria das pessoas inclusive para mim, a comida serve para aliviar a dor emocional, aplacar a carência, descontar a raiva do marido, muitas vezes dos irmãos até mesmo de uma amiga e etc. Quantas vezes comemos alguma coisa e depois ficamos procurando outro alimento e dizendo: não era isso que estava querendo comer? Como forma de aliviar o vazio interno, algumas pessoas por mais que comam, ainda sentem o estômago com um buraco e não conseguem se saciar. Por isso a importancia de nós aprendermos a diferenciar a fome da vontade de comer e identificar quando o vazio não é no estômago e sim vazio de emoções, de outros tipos de alimentos, como por exemplo, uma boa amizade, o abraço apertado da mãe, a prática de alguma atividade que nos dê prazer, no meu caso o Handebol. Um dia vou voltar a praticar meu esporte favorito.
Beijos.

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

3 comentários:

  1. Não vou mais comer entre o café da manhã e o almoço na verdade nem tanta necessidade assim no meu caso pois almoço 11:30

    Bjks bom fds

    ResponderExcluir
  2. Acho realmente que o lanche da manhã não me faz falta. Como de 3 em 3 horas, mas acredito que devemos comer algo leve, pouco calórico, nutritivo.
    Antes comia sim, por pura carência e para preencher o vazio emocional.

    Gostei da matéria!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. nossa!! parei com os lanchinhos!!rsrsr
    Obrigada pela dica!!
    bjos

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.