sábado, 19 de maio de 2012

Atuação dos hormônios insulina e glucagon no controle da glicemia pós-prandial (após as refeições)

Após a refeição, o alimento sofre o processo digestivo, transforma-se em glicose e entra na corrente sanguínea.
Conforme os níveis de glicose no sangue aumentam, o pâncreas libera o hormônio insulina, responsável por retirar a glicose da corrente sanguínea e deixá-la entrar nas células do corpo.  
Parte desta glicose do sangue é armazenada no fígado como glicogênio. Quando os níveis de glicose sanguínea estão muito baixos (hipoglicemia), o fígado libera esta glicose.
À medida que a glicose entra na célula, os níveis de insulina secretada pelo pâncreas diminuem e a glicose que foi armazenada no fígado volta para a corrente sanguínea, com a ajuda do hormônio glucagon (também secretado pelo pâncreas).

O glucagon ajuda para que não ocorra hipoglicemia. A hipoglicemia pós-prandial é comum em pacientes que apresentam hiperinsulinismo (secreção excessiva de insulina pelas ilhotas de Langerhans do pâncreas) e em pacientes gastrectomizados (devido à rápida absorção de glicose e resposta exagerada à insulina). A hipoglicemia de jejum pode ocorrer por deficiência de glucagon.  

O nutricionista deve orientar quais alimentos devem ser consumidos nas refeições, assim como aqueles que devem ser evitados, como, por exemplo, alimentos ricos em carboidratos simples, que aumentam a secreção de insulina. A orientação deve ser individualizada e de acordo com cada caso.

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

2 comentários:

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.