quinta-feira, 24 de maio de 2012

DICAS para AMENIZAR a dor das CÓLICAS MENSTRUAIS com ALIMENTAÇÃO

Oi gente quem nunca teve o seu dia de CÃO? Quando me refiro a cão me refiro à dor ta meninas. Assim como eu, muitas mulheres sofrem todos os meses com as cólicas menstruais, o meu dia de cão é o dia de sangramento, além da dor desconfortável ficamos irritadiças. Ao menos comigo é assim.


O estrógeno é o hormônio responsável por esse tal desconforto, nesse período os níveis de estrógeno aumentam fazendo com que a parede uterina interna fique mais espessa. Para expulsar o sangue o útero faz pequenas contrações musculares que é a causa das dores, denominadas cólicas menstruais ou dismenorréia.
Quem convive com os efeitos da famosa cólica pode amenizá-los com alguns medicamentos disponíveis, indicados por um ginecologista de sua confiança, porém você tem uma alternativa bem mais saudável que se dá com a própria alimentação. Confira agora alguns dos alimentos que podem ajudar você a contornar este incômodo e passar por "aqueles dias" de bem com a vida:
Alimentos ricos em ácidos graxos (ômegas 3, 6 e 9), os quais possuem ação antiinflamatória. São encontrados na semente de linhaça, semente de abóbora, nozes, amêndoas, peixes de água fria, azeite extra-virgem entre outros;
Aumentar o consumo de frutas e verduras (ao 5 porções dia), pois melhoram o trânsito intestinal e favorecem a eliminação do estrógeno em excesso no organismo;
Para diminuir a retenção de líquidos que causar um grande mal estar, a dica é ingerir alimentos ricos em potássio, magnésio e vitamina B6, como por exemplo, melancia, morango, abacaxi, folhas (alface, agrião, salsa, couve), aspargo, tomate, beterraba, pepino etc.;
Alimentos ricos em cálcio, como vegetais verdes escuros, leites e derivados, agem diretamente sobre a musculatura lisa do útero reduzindo as contrações musculares dolorosas responsáveis pela cólica.
IMPORTANTE
Deixo claro que são apenas dicas, lembro ainda que há diversos problemas relacionados à cólica menstrual, portanto procure seu Ginecologista ele sim, é o profissional capacitado para orientá-la e prescrever medicamentos da maneira mais saudável possível.
Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

Um comentário:

  1. Oi! Gostei das dicas, pois sofro de tpm...
    Passando pra desejar um Bom FDS! bjs

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.