quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Uma VIAGEM pelas CAVERNAS do nosso CORPO..


Compostos químicos.
Os vícios não são apenas adquiridos, eles fazem parte do cérebro. Serotonina, endorfinas, neuropeptídeo Y (NPY), galanina e corticosterona podem soar como nomes de personagens de série Guerra nas Estrelas, mas esses compostos são, na verdade, muitos dos microscópicos compostos que atuam no controle dos desejos.
Alguns desses compostos químicos são produzidos no centro de controle do apetite do cérebro, o hipotálamo. Outros são produzidos em locais periféricos, como o trato digestivo, o pâncreas ou as glândulas suprarrenais, e mandam mensagens detalhadas para o cérebro. Alguns deles ativam o desejo de comer alimentos doces ou gordurosos; outros nos dizem quando parar de comer. Mas todos nós ficamos à mercê desses compostos químicos.
O mais famoso dos compostos neuroquímicos é a seratonina, um composto que, quando tem seus níveis diminuídos no cérebro, aciona a tristeza e a depressão. Atenda a esse desejo comendo um pedaço de torta ou um biscoito integral e o cérebro logo passa a produzir mais seratonina, que melhora o humor e cessa os desejos alimentares. Esse é o motivo porque muitas pessoas buscam os doces para se sentirem bem. Mas esse é apenas um dos muitos compostos químicos que singram o corpo e o cérebro enviando mensagens sutis e subconscientes que fazem você pensar que merece outro salgadinho ou que se sentiria muito melhor se comesse um chocolate. O NPY sugere a você que inclua carboidratos no café da manhã. Durante o almoço, um composto químico chamado galanina diz para seu cérebro que você deve comer alimentos mais gordurosos. Em situações de estresse, pode ser que as endorfinas liberadas no cérebro lhe digam que algo doce e cremoso seria perfeito para a ocasião. Esses compostos químicos vão e vêm ao longo do dia, ao longo do mês e até ao longo do ano, resultando em deferentes tipos de desejos.

SOMER, Elizabeth. Coma e Seja Feliz. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2010. P. 242-243

Enedina Gomes emagreSER Saudável e Feliz.

6 comentários:

  1. Bom dia!

    Que bom que você retribuiu a minha visita. Adorei. Esse post está bacana demais! Sabe que eu tenho conseguido perder peso me permitindo comer uns docinhos?

    Estou te seguindo tá?

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!! Explica muita coisa ...

    bjksss

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post!!!!!!!!
    força ai para nos!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei post....
    E ai como estão as coisas??? Mande notícias. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Enê, eu sei q quando estamos pra baixo as pessoas se afastam, por isso q eu não vou ficar postando coisas negativas no meu blog. Preciso desse tempo pra poder postar as coisas q eu tinha em mente. Obrigada por me entender, mas se as outras não entendem, paciência. A finalidade do blog é a gente desabafar e colocar pra fora tudo que a gente quiser. É o nosso espaço. Não criei o blog pra escrever o que as pessoas querem ler não.. Entendo sua ´preocupação, mas não posso mudar o que eu tô sentindo na real, nesse momento. Espero voltar logo! Bjs e obg pelo carinho!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, adoro star wars também rsrsrs,
    bjus

    ResponderExcluir

Eu encaro as críticas sempre como construtivas, e se você cutucar é certo que vou gostar.